Na manhã deste domingo (08), moradores de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram surpreendidos por uma densa fumaça na região do bairro Meia Praia. De acordo com a Defesa Civil, essa fumaça é resultado das queimadas na Amazônia, que continuam afetando o estado.
(Imagens foram compartilhadas nas redes sociais e ganharam destaque em portais do país - R7-divulgação)
O órgão já havia emitido um alerta, explicando que a presença da fumaça no ar só diminuirá a longo prazo, à medida que os incêndios forem controlados nas áreas afetadas, ou com chegada da estação chuvosa, prevista entre a primavera e o verão, pode ajudar a reduzir os focos de incêndio.
Dados do "Programa Queimadas", do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), indicam que o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas apenas em agosto, o maior número desde 2010, quando foram detectados 90.444 focos. Esses números refletem a gravidade da situação.
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.