Buscando por?

DO VALE AO LITORAL!

Fique por Dentro!

Os acontecimentos mais relevantes, direto para você se manter informado.

GERAL

Verdade ou fake? Especialista revela se teve mesmo neve em SC em maio

Segundo o meteorologista Victor Bortolucci, da página Conexão GeoClima, os modelos meteorológicos não indicavam a possibilidade de neve na região.

29/05/2024 às 12:19h - Atualizado em 29/05/2024 às 12:26h
Na última semana de maio, circulam pela internet alguns vídeos que alegam a ocorrência de neve em municípios da Serra Catarinense, como São Joaquim e Vargeão. No entanto, especialistas sugerem que essas notícias podem ser falsas.

Segundo o meteorologista Victor Bortolucci, da página Conexão GeoClima, os modelos meteorológicos não indicavam a possibilidade de neve na região.

"Embora houvesse um potencial climático devido ao posicionamento do ciclone, com clima nublado, frio e chuva na Serra, os modelos ainda não previam neve," explicou Victor Bortolucci. 

Bortolucci apontou que o vídeo foi gravado em um local de trabalho com madeira, sugerindo que a substância visível pode ser serragem. Além disso, a neve não é visível ao fundo do vídeo, apenas em frente à lente da câmera, levantando dúvidas sobre sua autenticidade. O meteorologista destacou que foi realizada uma análise minuciosa quadro a quadro. 

"Verificamos uma quantidade desproporcional de ‘neve’ em frente à lente da câmera, com praticamente nenhuma evidência no fundo da imagem," explica. Segundo o especialista, a fina garoa presente nas imagens pode ser confundida com neve — inclusive, é conhecida como “água neve”. 

No entanto, após observar o maquinário e o vapor de água liberado pela pessoa que gravava, notou-se que a precipitação não apresentava o comportamento típico da neve. 

"O vapor de água não cai rapidamente ao se encontrar com a suposta neve, indicando que se trata apenas de uma garoa fina," afirmou ele.

Defesa Civil confirma que não houve registro de neve em SC

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de neve em Santa Catarina, apenas frio intenso. O boletim diário da Defesa Civil ressaltou que havia um potencial altíssimo para ciclone, tempo nublado, frio e chuva na região da Serra Catarinense, mas excluiu a possibilidade de neve.

VEJA O VÍDEO

Fonte: ND+

Siga-nos nas nossas redes sociais
e fique por dentro de todas as novidades!

Preencha o formulário e
Entre em Contato Conosco

Nome *
Telefone/Whatsapp *
E-mail *
Sua mensagem *
Siga-nos nas
redes sociais!
logo
Dúvidas ou sugestões?
Estamos aqui para ajudar!
Entre em contato conosco
© 2023 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia
© 2023
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Top