ESPORTES
Nova regra de impedimento é aprovada em testes e pode ser aplicada; entenda
Proposta do ex-técnico francês Arsène Wenger é acabar de vez com a regra da mesma linha
24/05/2024 às 09:32h - Atualizado em 24/05/2024 às 09:49h
A sugestão de alteração na lei do impedimento, proposta pelo ex-técnico do Arsenal, Arsène Wenger, foi submetida a testes de campo na Europa e obteve aprovação.
Conforme relata o jornal inglês "The Times", a proposta está agora pronta para ser submetida à International Football Association Board (Ifab), o órgão responsável pela regulamentação do futebol globalmente.
No ano passado, Wenger propôs o fim da interpretação da "mesma linha". De acordo com a nova sugestão, apelidada de "regra da luz do dia", o impedimento só será considerado quando o atacante estiver totalmente à frente do defensor. Mesmo que apenas uma parte do corpo do atacante esteja na mesma linha, o lance seria validado.
Atualmente, qualquer parte do corpo que possa ser usada para jogar (exceto mãos e braços) já é suficiente para a marcação do impedimento.
Embora Wenger tenha apresentado a ideia em setembro passado, ela precisava ser testada em campo. Segundo o "The Times", o ex-treinador obteve resultados positivos nos últimos meses em jogos de divisões inferiores na Suécia, Itália e Holanda.