Buscando por?

DO VALE AO LITORAL!

Fique por Dentro!

Os acontecimentos mais relevantes, direto para você se manter informado.

GERAL

Termina hoje o prazo para motoristas realizarem exame toxicológico

Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste

30/04/2024 às 08:04h - Atualizado em 30/04/2024 às 08:04h

Os condutores das categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico têm um prazo até esta terça-feira (30) para regularizar sua situação junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo informações da secretaria, até a última quinta-feira (25), aproximadamente 3,4 milhões de motoristas - para os quais o teste é obrigatório - ainda precisavam regularizar sua situação. Para facilitar aos condutores, a Senatran lançou uma página para consulta sobre a obrigatoriedade do exame toxicológico.

Por determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), a partir do dia 1º de maio, os motoristas que não estiverem regularizados poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito (Detrans) estaduais e do Distrito Federal.

A não realização do exame dentro do prazo estabelecido pelo Conatran é considerada uma infração gravíssima, sujeita a multa de R$1.467,33, além de sete pontos na CNH.

A Senatran informa que alertas estão sendo emitidos por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para conscientizar os motoristas. Para verificar se o exame está em dia, os motoristas podem seguir estes passos simples na área do condutor da CDT: acessar "exame toxicológico", verificar o prazo de vencimento e, se necessário, procurar um laboratório credenciado para realizar a coleta e o exame.

Os motoristas podem também consultar a obrigatoriedade do teste no portal de serviços da Senatran, inserindo CPF, data de nascimento e data de validade da CNH para obter informações detalhadas sobre prazos e alertas.

Outra opção de acesso às informações é através do aplicativo da carteira digital de trânsito, onde os motoristas podem verificar o status do exame toxicológico. Caso o prazo esteja vencido, devem procurar um laboratório credenciado para realizar o exame, conforme exigido pela Senatran.

O exame toxicológico deve ser realizado pelos motoristas no momento da renovação da CNH nas categorias C, D ou E a cada dois anos e meio. Motoristas com mais de 70 anos não precisam renovar o teste antes do vencimento da CNH, que tem validade de três anos.

foto 1

Foto: Anderson Coelho/ AFP

O exame laboratorial de amostras de cabelo, pele ou unha identifica o uso abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. O preço médio do exame toxicológico é de aproximadamente R$135, podendo variar conforme a região do país. Geralmente, os custos dos exames são suportados pelos motoristas autônomos, mas podem ser cobertos pelos empregadores.

As categorias da CNH determinam os tipos de veículos que os motoristas podem conduzir. A categoria C abrange veículos maiores como caminhões, caminhonetes e vans de carga, além de carros, picapes e vans de carga. Já a categoria D permite a condução de veículos automotores e elétricos destinados ao transporte coletivo de passageiros com mais de oito lugares, como vans, micro-ônibus e ônibus.

Na categoria E, os habilitados podem conduzir ônibus articulados, caminhões tracionando carretas, veículos com trailers e outros modelos de veículos automotores.

SENATRAN

Informações: Agência Brasil de Notícias 


Siga-nos nas nossas redes sociais
e fique por dentro de todas as novidades!

Preencha o formulário e
Entre em Contato Conosco

Nome *
Telefone/Whatsapp *
E-mail *
Sua mensagem *
Siga-nos nas
redes sociais!
logo
Dúvidas ou sugestões?
Estamos aqui para ajudar!
Entre em contato conosco
© 2023 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia
© 2023
Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Ydeal Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Li e aceito os termos.

Top